terça-feira, 15 de setembro de 2009

FotoReportagem: é neste estado que se encontra a praça de Estremoz !!

Já era para ter falado deste assunto, um assunto que me revolta, e que depois de assistir á corrida no passado dia 4 de Setembro em Estremoz, ganhei “coragem”, um assunto muito importante para os aficionados Estremocenses e não só, uma praça que no passado dia 25 de Julho fez 131 anos, e á mais de 5 anos que está em ruínas, uma praça que recordo com muito carinho, foi ali que aprendi a gostar de tauromaquia, onde assisti ás minhas primeiras corridas de toiros, onde vi actuar grandes figuras do toureio português.

Na semana passada passei em Estremoz e resolvi tirar umas fotos para ilustrar mais está pequena cronica, mas não me foi permitido,"só da parte de fora", a senhora disse-me que “eles” não querem que ninguém veja como a praça está por dentro(consegue-se perceber porque!!), ela explicou-me que o Jornal ECOS de Estremoz já á algum tempo, publicou umas fotos da parte de dentro da praça, e isso parece que foi uma bomba para os Estremocenses, tal era o estado em que a praça se encontrava, se alguém me enviar essas fotos terei todo o gosto de as publicar no blog.

Pelo que consegui apurar(não tenho a certeza),a praça pertence a accionistas e ao Centro de Bem Estar Social de Estremoz (CBESE), mas nem a Câmara Municipal de Estremoz nem o (CBESE) nem os accionistas, resolvem o problema, mas a historia está muito confusa e existem acusações de ambos os lados, não me interessa muito de quem é o problema, interessa-me é que uma praça de 1ª categoria e centenária se encontre neste estado, e na ultima corrida realizada em Estremoz no dia 4 de Setembro numa praça desmontável, os Estremocences e não só, mostraram mais uma vez a sua aficion com muita gente a assistir á corrida.

Estremoz tem inúmeras pessoas que participam directamente na festa brava, desde a cavaleiros já retirados, cavaleiros no activo e novos valores, têm inúmeros forcados espalhados pelos mais variados grupos de Portugal. Tem uma equipa de porteiros e bilheteiros que trabalha para varias praças, têm duas bandas filarmónicas que actuam também nos referidos espectáculos, e têm inúmeros aficionados, Estremoz sempre foi uma terra de aficionados.

Mas parece haver luz ao fundo do túnel, o ultimo espectáculo tauromáquico que se realizou em Estremoz no dia 4 de Setembro, teve o objectivo de criar uma comissão para a reconstrução da praça de toiros de Estremoz, Para esta causa - a reconstrução da praça - João Margalho solicitou ao presidente da câmara municipal de Estremoz, José Alberto Fateixa, que fizesse tudo o que estivesse ao seu alcance para que a praça voltasse ao meio taurino.

Perante a passividade da autarquia local, e da (CBESE) e dos accionistas, eis que alguém decidiu meter 'mãos á obra'.



3 comentários:

  1. Curiosamente na passada 2ª-feira, dia 14, passei por Estremoz e reparei no (mau) estado em que a Praça de Toiros se encontra... É triste vê-la assim, ainda que nunca a tivesse visto antes. Está ao abandono, como se não tivesse História, nem histórias... Felizmente, ao que parece, vai ser recuperada.

    ResponderEliminar
  2. como estremocense e amante da festa de toiros, é com muita tristeza que cada ano que passa vejo a sua degradação.
    a Camara de Estremoz tem que tomar uma medida.
    pretende-se formar uma tertulia através de grandes oficinados Estremocenses, com o intuito de promover a festa de toiros,Um bem hajam pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  3. Uma tertúlia tauromaquica em Estremoz, que apoia a festa brava, e tentar a ajudar a recuperação da praça de toiros, podem contar com o apoio do blog e comigo!!

    ResponderEliminar